sexta-feira, 29 de março de 2013

O Elvis Presley de Bruxelas





Manneken-Pis




Recentemente li em um blog de viagens um roteiro muito bonito e interessante sobre Bruxelas, porém nele havia uma referência de que muitos turistas se decepcionam quando visitam a estátua do "Manneken-Pis". Lendo isto me lembrei de uma crônica que li há alguns anos, escrita pelo Prof. Ricardo Gurvitz em 2007 no seu livro : "Voce já foi a Kaliningrado? Não ??! Nem eu!!!"



 
Em alguns trechos da crônica sobre o famoso Manneken-Pis o autor consegue transmitir o prazer em apreciar os locais turísticos, mesmo sendo um pequeno boneco de sessenta centímetros. Ele escreve:

" O que têm as pirâmides e um bonequinho de sessenta centímetros em comum? São celebridades! Elas enormes, vistas de longe, no deserto. Ele pequenino. no encontro de quatro ruas: rue Stoofstraat, rue Eiskstraat, rue du Chêne e rue de L'Etuve. Mas quem é ele? O famoso Manneken-Pis, vulgarmente chamado de "mijão de Bruxelas". Esculpido em bronze, muito proporcional, com cara de satisfeito. A multidão o visita diariamente, fotografando aquele ato tão simples, que nenhuma pessoa pode deixar de fazer, várias vezes por dia. Até com certo prazer."



O charme deste bonequinho, que foi esculpido em 1619, é que  no final daquele século iniciou-se a tradição de vestí-lo com fantasias de vários motivos e o que perdura até hoje. Tive o prazer em 2010 de vê-lo vestido de Elvis Presley, mas suas fantasias variam desde operários até figuras reais. Sabendo-se um pouco de sua história, visitá-lo se torna uma curiosidade pelo personagem que poderá estar caracterizado. Não sabendo da história será apenas um simples boneco fantasiado.


"Manneken Elvis Presley"

Mas Bruxelas possui também outros locais turísticos imperdíveis.




Inverno em Bruxelas





Na gastronomia os chocolates e suas batatas fritas (pommes frites) são os representantes. O famoso Chez Léon  com seu imperdível  prato "Moulins e Pommes Frites" que é  apreciado  por muitos turistas e também por moradores locais. Este restaurante é o representante secular do povo belga na apreciação das batatas como um de seus alimentos principais. Batatas fritas com molhos variáveis também são vendidas em quase todas as esquinas do centro da cidade.


Rua Central




Construções Típicas





Então acho que não ver este bonequinho e não degustar as famosas "pommes frites" belgas seria comparável a ir a Roma e não ver o Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário