terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O subliminar Crème Brûlèe da Amèlie Poulain



Embora tenha assistido o filme 2 vezes, uma cena marcante sempre foi a colher de Amélie quebrando a crosta caramelada de seu creme de ovos que me chamou a atenção. Sempre foi difícil entender como este creme servido como sobremesa ou como um acompanhamento de um café, sempre faz sucesso na França. Após visitar o Les Deux Moulins ( 15  rue Lepic, 75018, Paris) entendi a magia deste doce.A inocência ou até mesmo a beleza do pequeno ato da crosta sendo quebrada nos mostra que na vida estes pequenos momentos são os que nos alimentam e nos dão prazer. As pessoas, os locais e a curtição do momento que são importantes. Para alguns um simples mingauzinho. Talvez eu ganhe ficando com o pensamento da  Amélie com o seu Crème que para alguns poderia ser um simples mingau.








Sob este pensamento fui convencido a procurar o Cafe 2 Moulins para experimentar o tal Crème e já na entrada fiquei impressionado. Uma  cortina vermelha separa a rua de seu interior dando um clima cinematográfico e após se tem a visão do mesmo balcão do filme. Uma garçonete prestativa e simpática vem ao encontro, o que não é tão frequente em Paris, e logo acomoda os clientes. O ambiente é frequentado por poucos turistas, namorados e parisienses com seu computador ou para ler jornais. O funcionamento do Cafe, o entra e sai lembra muito o filme.




Para os aficcionados o duende está na porta do banheiro. O Crème Brûlèe é igual a outros que já provei porém um gosto de um momento ímpar para cada um.






A receita do creme está aqui . Chique é fazê-lo com um maçarico culinário, mas fica perfeito também se colocarmos o açúcar caramelizado após o creme ter esfriado. O efeito é o mesmo e podemos escolher a espessura da crosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário