sábado, 1 de dezembro de 2012

Romantische Strasse - Estrada Romântica

   Na postagem anterior fizemos um roteiro vindo de Heidelberg até Tauberbischofen, que é a segunda cidade da Rota Romântica no sentido norte-sul. 
   Vários castelos e cidades fortificadas serão vistos neste percurso.O começo da rota é em Wurzburg e percorre quase 400 km até Füssen. Para ser  bem desfrutada pode ser feita pelo menos em 6 dias. Colocarei uma sugestão de paradas, mas como se trata de um passeio de pura nostalgia, com roteiro gastronômico ímpar, cabe a cada um explorar de sua maneira. Aceitamos sugestões nos comentários e em páginas na lateral do blog.

Sugestão:
   Primeiro dia: WÜRZBURG
 Segundo dia:TAUBERBISCHOFSHEIN - LAUDA-KÖNIGSHOFEN - WEIKERSHEIN
 Terceiro dia:ROTHENBURG OB DER TAUBER
 Quarto dia:curtir a estrada e as cidades até LANDSBERG AM LECH
 Quinto dia:LANDSBERG AM LECH até FÜSSEN
 Sexto dia: FÜSSEN (Castelo de Neuschwanstein)com jantar em INSBRUCK

   Para Würzburg devemos reservar pelo menos cerca de 6 horas ou até mesmo um dia inteiro. Esta cidade que é atravessada pelo rio Meno e onde desponta a  Fortaleza Marienberg também conhecida como a antiga Residência dos Príncipes Obispos (Castelo e Parking). Napoleão utilizou este Castelo em três ocasiões que esteve na cidade. Estes aposentos podem ser visitados. A cidade foi muito destruída na Segunda Guerra Mundial, e o Castelo também quase que totalmente. Durante quase 30 anos foi reconstruída juntamente com  o Castelo. As paisagens vistas desde o rio são inesquecíveis. Vinhedos ao redor do Meno acompanham a estrada em direção a Tauberbischofshein que é uma cidade pequena e também até Lauda-Königshofen que fica logo após. Vale a pena gastar certo tempo na cidade de Weikersheim (Site Oficial) principalmente para visitar seu Castelo cujo jardim lembra os jardins do Palácio de Versailles de Paris. Há um Parking bem perto do Castelo e é bem sinalizado. Além de não esquecermos de visitar as Bodegas (vinícolas) que pode ser feita por passeios guiados ou não. Uma sugestão é Bodega do Castelo.
  A jóia deste passeio é a cidade de Rothenburg ob der Tauber, cidade que mantém todas suas características medievais. Deve ser reservado um dia inteiro para esta cidade e pernoitar 2 noites, pois teremos a oportunidade de apreciarmos dois jantares  típicos desta saborosa comida bávara. Durante o dia os cafés e lojas de fiambres nos saciam. Numa das noites sugiro o joelho de porco do bed and breakfast Gasthof Butz com uma boa cerveja. É imperdível conhecer a loja e museu da Käthe Wohlfahrt para quem gosta de enfeites de natal. Na praça principal (Marktplatz)  ela está localizada assim como o Tourist office da cidade. Podemos contornar quase toda a cidade medieval por cima de sua fortificação, o que proporciona uma linda vista do vale do tio Tauber. Considero uma das cidades mais representativas  e nostálgicas  da Romantische Strasse juntamente com a vista do Castelo de Neuschwanstein, no final desta estrada, em Schwangau. 
  Ao sairmos de Rothenburg ob der Tauber pela manhã podemos usufruir com calma a estrada e fazer uma parada na cidade de Dinkelsbül e também em Nördlingen antes de continuarmos em direção sul até Landsberg am Lech. Em Dinkelsbül observar as 16 torres que fazem parte das muralhas externas da cidade antiga, as casas de fachadas típicas da região franconiana e a Igreja de St. Georg.
 Em Nördlingem, as características medievais se mantém. A "Cidade Velha" é redonda no interior de muralhas que parece que foram traçadas geometricamente. É conhecida pela cidade dos meteoritos, pois foi construída numa região onde, há cerca de 15 milhões de anos caiu um grande meteoro. No  Ries Crater Museum há muita informação sobre este tema. 



  
.,

Um comentário:

  1. Olá,
    Estou fazendo uma pesquisa nos blogs em português sobre a rota, e adorei o seu post. Muito obrigada! Principalmente pela referências gastronômicas, vou guardá-las com carinho.

    ResponderExcluir